Encontre o que procura mais facilmente
Topo
 

Passadiço das Escarpas da Maceira

Passadiço das Escarpas da Maceira

O Passadiço das Escarpas da Maceira, inaugurado em julho de 2019, une as localidades de Porto Novo e Maceira, no concelho de Torres Vedras. Com cerca de um quilómetro, o passadiço conta com vários observatórios que promovem a observação e valorização do património paisagístico, composto pelas Escarpas da Maceira, o Rio Alcabrichel e a Praia de Porto Novo.

As escarpas calcárias da Maceira prolongam-se ao longo do Rio Alcabrichel, que se constitui como uma das principais linhas de água do concelho de Torres Vedras, formando corredores ecológicos de grande importância. Este curso de água de características mediterrânicas nasce na Serra de Montejunto e desagua na Praia de Porto Novo, contabilizando uma extensão de aproximadamente 25 quilómetros. A bacia do rio alberga uma espécie de peixe endémica, o Ruivaco-do-Oeste (Achondrostoma occidentale), que só existe em Portugal neste rio, no Rio Sizandro e numa ribeira no concelho de Mafra.

A presente operação teve como objetivos criar um corredor de proximidade, com condições de segurança, entre as localidades de Porto Novo e Maceira, promover o desenvolvimento local e da diversificação da economia da zona costeira de Porto Novo, sensibilizar os residentes e os turistas para a proteção e valorização dos recursos naturais e paisagísticos, e promover o desenvolvimento da atividade de pedestrianismo. Contribuindo, desta forma, para a valorização do litoral, que se constitui como domínio prioritário da política nacional e das orientações comunitárias.

A intervenção representou um investimento de cerca de 160 mil euros, tendo sido comparticipado em 85% por fundos do programa operacional MAR2020, através de uma candidatura apresentada ao GAL ecoMAR.

placa_financiamento_ESCARPAS MACEIRA-01
Data

15 Fevereiro, 2018

Categoria

Obras

X